top of page

Minicursos

Richard.png

Ementa: Dar a conhecer uma sequência didática que tem sido empregada na formação de professores de português língua estrangeira na Faculdade de Línguas da Universidade Nacional de Córdoba na cadeira de Língua Portuguesa IV do “Profesorado de Portugués” e na cadeira de “Lecto comprensión em Lengua Extranjera I” do “Profesorado em Español Lengua Materna y Lengua Extranjera” cuja finalidade é o desenvolvimento de capacidades de linguagem para a produção escrita e compreensão leitora de crônicas brasileiras. Como aporte final, realizar um trabalho de análise de crônicas escritas por estudantes argentinos em português, levando em conta o projeto de enunciação “Eu, cronista, por que não?” e as categorias de análise do gênero trabalhadas nesta oficina.

Paula C.png

Ementa: El minicurso examinará datos que muestran que el aprendizaje de un nuevo género moldea las maneras de pensar de quienes lo incorporan a su repertorio. A partir del concepto de Bazerman (2006, 2009) de que los géneros configuran los modos de pensamiento de quienes participan en ellos - dado que canalizan su actividad de acuerdo con las prácticas sociales que ayudan a organizar -, presentaré resultados de una investigación longitudinal con análisis de las interacciones observadas durante las clases del Taller de escritura de proyectos de tesis desarrolladas a lo largo de 18 meses, en la Maestría en Formación Docente de la Universidad Pedagógica Nacional, de Argentina.

Minicurso 3: Desinformação, fake news e formação de professores

​

Ministrante: Fabiana Komesu (UNESP/São José do Rio Preto) e Juliana Alves Assis (PUC Minas)

Fabiana.png

Ementa: Discussão, da perspectiva dos estudos de letramentos, de proposta de enfrentamento da desinformação e das fakes news, considerando sua relevância na formação acadêmico-científica de alunos e professores.

Juliana.png
Vivianepng.png

Ementa: Neste minicurso inicialmente abordaremos a gramática do design visual (Kress e van Leeuwen 2006; 2021) e estudos de multimodalidade e multiletramentos (Nascimento et al, 2011; Rojo, 2017; Heberle, 2019), que podem contribuir para um aprofundamento teórico e metodológico sobre essas perspectivas. A seguir analisaremos uma variedade de textos e gêneros multimodais e multimidiáticos com suas múltiplas linguagens e sinergia entre os significados linguísticos, imagéticos e espaciais. Também discutiremos possíveis atividades pedagógicas para que nossos alunos/as de línguas possam refletir sobre a relevância de estudos em multimodalidade nas práticas sociais contemporâneas.

Lilia.png

Ementa: Esta oficina objetiva instrumentalizar os participantes em relação a regularidades linguísticas e a dimensões multimodais de gêneros orais de divulgação científica a fim de se familiarizarem com modos de divulgar ciência para um público leigo. Serão discutidas estratégias com base em análises feitas em pesquisas realizadas sobre apresentações orais no formato de three minute thesis (3MT) (ABREU-TARDELLI, 2021) e apresentações orais em lives (ABREU-TARDELLI; CARDOSO, 2022). Para isso, serão apresentados exemplos de 3MT produzidos por cientistas de instituições de diferentes países e de apresentações orais em live de cientistas brasileiros. Além disso, os participantes discutirão exemplos de gêneros orais de divulgação científica realizados para duas campanhas municipais em parceria com a universidade: uma sobre a Covid-19 e outra sobre violência contra a mulher. Ao final, espera-se que os participantes possam refletir sobre o processo de transposição didática do conhecimento científico para um público de não especialistas e a necessidade dele para a divulgação da ciência hoje.

Angela.png

Ementa: Como estudiosos de gêneros, propomos discutir a temática direito e proteção dos animais, a partir de uma variedade de textos, incentivando ações didáticas, a fim de evitar situações de abandono, abuso e maus-tratos.

Minicurso 7: Introdução à Linguística Forense

​

Ministrante: Welton Pereira e Silva

Welton.png

Ementa: A Linguística Forense vem ganhando espaço nas universidades brasileiras, sendo uma disciplina com grande possibilidade de crescimento que desperta o interesse de estudantes e profissionais das Letras, dentre outras áreas. Assim, esse minicurso tem o objetivo de apresentar a Linguística Forense ao público interessado. Iremos abordar um breve histórico, áreas de atuação e possibilidades de crescimento da LF no Brasil, nos guiando, sobretudo, por Shuy (2005), Sousa-Silva e Coulthard (2016) e Silva (2020). Além do componente teórico, pela natureza de minicurso, também realizaremos atividades práticas, de modo a ilustrar, mesmo que inicialmente, alguns tipos de tarefas desempenhadas por linguistas forenses.

Minicurso 8: Gêneros textuais e organização lógica interna

​

Ministrante: Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)

Sara.png

Ementa: A fim de atingir propósitos sociocomunicativos específicos, os gêneros textuais instanciam-se em textos, que se organizam interna e externamente por meio de relações lógico-semânticas específicas. Aliados a outros fatores de ordem ideacional, interpessoal e textual, os gêneros passam a constituir processos semióticos discretos entre si. Sendo assim, este minicurso tem por objetivo examinar o encadeamento das etapas que constituem os gêneros textuais, tomando por base a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A partir de textos representativos dos gêneros, será trabalhado o sistema de CONJUNÇÃO (MARTIN; ROSE, 2007), o que implica um olhar discursivo para o texto como um todo.

Marcia.png

Ementa: O curso objetiva discutir critérios para a seleção de objetos de ensino no âmbito das práticas de análise linguística. Aspectos como o currículo escolar, a progressão das aprendizagens e a relevância dos objetos de ensino para um projeto de formação educativa emancipatória serão abordados no curso.

Mónica.png

Ementa: El taller está dedicado a enseñar a elaborar escritos académicos mediante la provisión explícita de retroalimentación, la descripción socializada a los estudiantes de la tarea y del sistema de evaluación (pauta o rúbrica). Este taller surge de la experiencia ganada en el análisis de cómo académicos de diferentes disciplinas ofrecen comentarios escritos a borradores que elaboran sus estudiantes para dar evidencia de resultados de aprendizaje exigidos en sus cursos. Para sustentar el proceso revisaremos resultados de investigación que respaldan las orientaciones pedagógicas de la capacitación.

bottom of page